5 soluções que otimizam a administração do tempo no trabalho

A administração do tempo no trabalho é importante em vários sentidos. Além de proporcionar uma maior produtividade, o que influencia nos resultados do negócio, ela também favorece uma maior qualidade de vida. Isso, pois, quanto mais produtivo for o seu tempo dedicado à atividade laboral, mais será possível investir na vida pessoal.

Contudo, em qualquer aspecto da vida, organizar o tempo exige atitudes planejadas e que deverão ser realizadas com disciplina. A seguir vamos te oferecer algumas soluções possíveis para administrar melhor o seu tempo dedicado ao trabalho. Confira!

1. Planeje o seu dia projetando um tempo para os imprevistos

Para melhorar a administração do tempo no trabalho, é preciso investir alguns minutos do dia para retomar quais atividades precisam ser realizadas e estabelecer prioridades para cada uma delas. Esse planejamento deverá levar em consideração a quantidade de horas que você pretende dedicar à atividade.

Contudo, jamais cometa o erro de preencher todos os seus horários. Como você já sabe, imprevistos sempre aparecem, portanto, deixar uma folga na agenda para lidar com possíveis transtornos deixa o seu planejamento mais efetivo.

2. Para melhor administração do tempo no trabalho permita-se ser indisponível

Por mais que você queira prezar pela imagem de um profissional atencioso e dedicado, é preciso estabelecer limites para isso. Preveja um horário específico para o atendimento, responder e-mails e outras questões. Procure deixar essa definição clara para clientes e outros interessados.

Fora isso, enquanto estiver executando outras funções, simplesmente ignore outros chamados. Dessa maneira, você conseguirá manter o foco e evitará perder o ritmo na execução de suas tarefas. Tenha certeza que isso fará toda a diferença para a sua produtividade.

3. Na administração do tempo no trabalho prazo é tudo!

Estabelecer prazos é importante para que você realmente consiga organizar o seu tempo, além de ser fundamental para evitar que você fique estagnado em certas tarefas. Essa é uma maneira de exercer pressão sob si mesmo. Paralelamente, é um modo de definir o “fim” do tempo dedicado a determinadas atividades que, de outra maneira, poderiam tomar consideravelmente seu tempo para outras finalidades.

4. Execute tarefas do mesmo tipo

Quando você realiza tarefas de natureza semelhante, a tendência é que o seu ritmo de produtividade se mantenha. É claro que isso não quer dizer fazer algo repetitivo, mas aproveitar ao máximo o engate dos trabalhos iniciados.

Sendo assim, procure colocar na sua agenda as tarefas da mesma natureza para serem realizadas seguidamente. Todavia, cuidado para que o excesso desse recurso não cause um efeito oposto ao esperado, te deixando desgastado e estagnado. Busque o equilíbrio!

5. Tenha um espaço de trabalho adequado!

Evitar distrações, imprevistos e problemas que não dizem respeito diretamente às suas atividades laborais é outro ponto importante para otimizar a administração do tempo no trabalho. Pessoas que trabalham em home office, por exemplo, poderão ser surpreendidas pela necessidade de resolver algum problema doméstico, interrompendo suas tarefas.

Para lidar com isso, tenha um local de trabalho próprio. O coworking, por exemplo, além de oferecer outros benefícios, te permite essa dedicação com um ótimo custo-benefício!

Seguindo essas dicas você terá dado passos relevantes para qualificar a sua administração do tempo no trabalho. Quer acompanhar outras dicas para facilitar a sua vida de empreendedor? Então, acompanhe a Hábil Coworking nas redes sociais!

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