Montar e regularizar um negócio envolve várias ações. Dentre elas está o registro do empreendimento. Nesse contexto, existem dois tipos de endereços com os quais a empresa deve se preocupar: o endereço fiscal e o endereço comercial. Eles podem ser o mesmo ou diferentes, mas têm funções distintas. O fato é que ambos são importantes para o negócio.
A existência desses dois tipos de endereços geram dúvidas nos empreendedores sobre quais são as suas particularidades e por que são necessários. A seguir vamos falar sobre as características de cada um e como você poderá lidar com os seus impasses.
O que é o endereço fiscal?
O endereço fiscal é o mais importante para a formalização de um negócio. Ele é necessário para registrar a empresa, isto é: para a obtenção do CNPJ e certificar a aptidão dela para realização de suas atividades. Dessa maneira esse tipo de endereço precisa corresponder a alguns requisitos.
Para conseguir registrar um endereço fiscal o empreendedor precisará da autorização do proprietário do imóvel. Isso pode significar uma dificuldade, particularmente para quem não tem um imóvel próprio ou um espaço comercial.
O que é o endereço comercial?
Enquanto o endereço fiscal diz respeito ao local de registro da empresa, o comercial se refere à localização de atuação, ou seja, onde o negócio funciona e realiza suas atividades. Não podemos dizer que ele é menos importante, pois influencia no status da empresa. O endereço comercial que é divulgado para os clientes, parceiros e possíveis investidores.
Como obter um bom endereço fiscal e comercial?
Se você não tem um imóvel próprio e nem um espaço comercial estável para o funcionamento da empresa, que lhe permita registrar esse endereço, você poderá contratar uma empresa especializada. Geralmente os espaços de coworkings oferecem o serviço de escritório virtual, que inclui um endereço fiscal ou mesmo o comercial.
A vantagem desses espaços é que além de resolver a regularização do endereço fiscal, pode-se contar com uma ótima localização para trabalhar e receber os clientes enquanto endereço comercial. Além disso, você tem a opção de contratar serviços profissionais por demanda e de ampliar o networking.
Todos esses benefícios são acompanhados por um investimento pontual de recursos. Isso quer dizer que você paga pelo que usa. Não será necessário, por exemplo, assumir um aluguel caro para ter um bom endereço fiscal e comercial.
Mas, mais do que isso, um espaço de coworking oferece uma estrutura completa, da qual você poderá usufruir conforme a sua escolha e necessidade. Dessa maneira, essa é uma ótima solução para obter um endereço fiscal, regularizar a empresa e profissionalizá-la progressivamente a partir de outras ações.
É a alternativa ideal para empreendedores individuais e pequenas equipes, principalmente se o negócio estiver no início.
Agora você já sabe o que é o endereço fiscal, a diferença para o comercial e como você pode conseguir esse tipo de endereço sem maiores problemas. Continue acompanhando conteúdos sobre assuntos úteis para os mais diversos tipos de empreendedores seguindo a Hábil Coworking no Facebook!