O que é a gestão do conhecimento e como ela funciona?

Diante das diversas estratégias e ações relevantes para empreendedores, a gestão do conhecimento não é uma das mais conhecidas. Contudo, a sua importância é semelhante a de outras ferramentas muito comentadas, como o plano de negócios, gestão financeira e afins.

Na verdade, a gestão de conhecimento poderá oferecer uma base mais sólida para muitas dessas outras práticas necessárias aos negócios. A seguir, vamos falar mais sobre o assunto para que você entenda o que é a gestão do conhecimento e como ela funciona.

O que é a gestão do conhecimento?

Desde a sua concepção ao desenvolvimento da rotina, um negócio acumula uma série de informações. A produção desse conhecimento sobre o empreendimento nunca é estática, uma vez que diferentes colaboradores, clientes, parcerias e vivências circulam conforme a empresa prossegue.

Toda essa movimentação produz conhecimentos diversos, que se não forem devidamente gerenciados, são perdidos. Por exemplo, uma empresa pode ter contado por alguns anos com um colaborador excepcional. Ele não apenas acessou informações sobre a empresa, como também as produziu e desenvolveu maneiras singulares de executar as suas tarefas.

Caso a empresa não encontre uma maneira de preservar as informações úteis dessa relação, ela será simplesmente perdida. Por outro lado, se a gestão do conhecimento for aplicada, será possível preservar informações como essa. De tal maneira, o banco de experiência da empresa será enriquecido e tais conhecimentos poderão ser aplicados em seu cotidiano ou melhorias, fazendo parte de sua cultura.

Como a gestão do conhecimento funciona?

Como mencionamos antes, a gestão do conhecimento é uma maneira de gerenciar os saberes úteis produzidos durante o tempo de vida de um negócio. Mas, mais do que isso, é preciso selecionar, avaliar e organizar esse conhecimento. Só dessa maneira será possível realmente instrumentalizar a gestão do conhecimento de modo que ela seja útil para o negócio. Os tipos de memória que deverão ser consideradas nesse processo são:

Cultura organizacional;

– Processos e procedimentos;

– Estrutura do empreendimento;

– Documentações diversas.

Como colocar a gestão do conhecimento em prática?

De uma maneira resumida, colocar a gestão do conhecimento em prática exige o desenvolvimento de ferramentas. O mais importante nesse sentido é mapear, coletar e organizar as mais diversas informações de maneira categorizada.

A partir dessa organização, será possível acessar essas informações quando necessário. Mais do que isso, deve-se ter uma estratégia para alimentar o empreendimento com esse conhecimento, de modo que ele auxilie no sucesso do negócio.

É interessante que cada setor e aspecto da empresa tenham uma “memória própria”. Para a construção dessas memórias, além de instrumentos como pesquisas e mapeamento de dados, uma dica interessante é: envolva seus colaboradores, clientes e parceiros no processo!

Essa ação poderá ser realizada a partir de reuniões, confraternizações direcionadas, fóruns de discussão, dentre outras estratégias que permitam com que a variedade de participantes do seu negócio contribua para a construção da sua memória.

Agora que você sabe o que é a gestão do conhecimento para os empreendimentos e como ela funciona, identifica alguma prática do seu negócio nesse sentido? Deixe um comentário com a sua experiência sobre o assunto!

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