De obras clássicas até textos voltados para o público infantil: confira uma seleção de livros essenciais para quem quer ter mais criatividade.
São Paulo – Regra básica para estimular a criatividade no cotidiano? Busque inspiração nas mais diversas fontes. Quanto mais improvável, melhor. Foi com base nesta equação que pedimos para três especialistas em criatividade selecionarem algumas das obras essenciais para educar os olhos para perceber o mundo de uma maneira nova. O resultado trouxe livros clássicos sobre inovação. Mas não só. Na lista, há de livros infantis até obras consideradas malditas no passado. Divirta-se.
1. They All Laughed
Nesta obra, o jornalista Ira Flatow conta, de uma maneira divertida, a história por trás das grandes invenções que hoje fazem parte da nossa rotina: lâmpada, telefone, laser, submarino e até videogame, entre muitas outras.
They All Laughed
Ira Flatow
2. Thinkertoys
Se você quer fazer da criatividade uma prática diária na sua rotina, este é o livro indicado. Um clássico na área, “a obra traz exercícios que estimulam a criatividade. Por exemplo, como expressar ideias por meio de símbolos abstratos em vez de palavras”, afirma Gisela Kassoy, especialista no assunto. Thinkertoys: A Handbook of Creative-Thinking Technique Michael Michalson
3. Um Chute na Rotina
Roger Von Oech
4. Um “toc” na cuca
Muitas vezes, o caminho para a inovação está em, simplemente, encarar a trilha de uma maneira diferente. Nesta obra, segundo Campo, o objetivo do autor é ajudar os leitores a “descondicionar a forma de pensar”, diz. Para isso, ele investiga alguns dos principais bloqueios mentais e padrões que limam o pensamento criativo.
Roger Von Oech
5. Ulysses
Para Isabella Prata, diretora da Escola São Paulo, o clássico de James Joyce pode ser uma excelente ferramenta para treinar o olhar para a criatividade. Motivo? “A história toda gira em torno de possibilidades e memórias”, diz. Lembrando que uma das principais dicas para ser mais criativo é arquitetar alternativas absurdas mentalmente.Ulysses
James Joyce
6. Boquitas Pintadas
Manuel Puig
7. Chema Madoz
La Fábrica Editorial
8. Thoughtless Acts?
Jane Fulton Suri
Editora: Chronicle Books Llc
9. O Andar do Bêbado
Leonard Mlodinow
Editora Zahar
10. Mania de explicação
Mania de explicação
Adriana Falcão
Editora Salamandra
11. Nicolau Tinha Uma Ideia
Ruth Rocha
Editora Quinteto Editorial
12. Era urso?
Esdras do Nascimento
Editora Ediouro
13. Sexus, Plexus e Nexus
Henry Miller
Cia das Letras
14. A estratégia do oceano azul
Com o subtítulo “Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante”, este livro sugere caminhos alternativos para tocar o próprio negócio. “Há dois tipos de estratégia: a do oceano vermelho, que você mata o seu concorrente, e a do oceano azul, quando você cria outra coisa para a qual não há concorrente”, diz Gisela. “Mostra como você consegue criar algo inédito”.
W. Chan Kim, Renée Mauborgne
Editora Campus
15. Pensamento Lateral
Edward de Bono
Este conteúdo não é de responsabilidade da Hábil Coworking.