3 ações para captação de novos clientes
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Ao pensar em ações para captação de novos clientes, é preciso também considerar a necessidade de fidelização. Saiba mais neste artigo!
A captação de novos clientes é uma atividade fundamental em qualquer empresa. No entanto, é importante que as ações voltadas para isso não sejam adotadas aleatoriamente, pois o custo da atração de clientes é relevante.
Para uma captação de novos clientes efetiva, é preciso pensar não apenas em atrair, mas também em reter, de modo a criar uma carteira de clientes fiéis. Isso porque, esses clientes serão aliados na prospecção de novos consumidores, promoção e defesa da marca.
Pensando nisso, selecionamos algumas ações que podem te ajudar com esse desafio. Confira!
1. Defina o “alvo” certo para captação de novos clientes
Antes de qualquer medida visando a captação de novos clientes, é preciso construir uma base que sustente e direcione os resultados das ações. Para isso, o passo primordial é conhecer bem o perfil do cliente ideal para empresa.
O cliente ideal é aquele que consome periodicamente e que tem potencial para ser fidelizado. A análise desse cliente deve ser realizada com fundamento em dados reais, a partir de estudos de mercado e pesquisas com os clientes atuais.
O recorte proporcionado por uma definição quanto ao perfil do consumidor ideal fará com que as ações para captação de novos clientes sejam mais assertivas, permitindo que você escolha a linguagem mais adequada, os canais mais acessados por ele, os produtos e vantagens que ele mais valoriza, dentre outras questões.
2. Inbound Marketing
O inbound marketing engloba uma série de ações para captação de novos clientes em médio e longo prazo, mas com uma efetividade sólida. Essa proposta se baseia no fato de que os clientes, cada vez mais, não querem ser interrompidos por propagandas e outras estratégias invasivas.
Diante disso, o que o inbound marketing propõe é atrair o cliente até a empresa, construindo nele o interesse pelo que ela oferece e educando-o sobre a marca, até que ele se torne um consumidor em potencial e possa ser acessado.
Para isso, utiliza-se de diversos recursos, como produção de conteúdo, SEO, redes sociais, mídias pagas, dentre outros recursos digitais. Por se tratar de um trabalho realmente estratégico, o ideal é ter profissionais ou empresas especializadas responsáveis pelo marketing.
3. Rede parceira
Uma vez que o empreendimento esteja minimamente consolidado, outro modo interessante para captação de novos clientes é investir em parcerias com empresas e profissionais de nichos transversais ao da marca. A partir disso, as possibilidades são diversas, dentre elas:
- Parceiros que agreguem valor ao produto da marca, por exemplo, a partir de consultorias;
- Parceria com empresas que oferecem soluções complementares à da empresa, tal como quando uma academia faz parceria com nutricionistas ou uma rede de alimentos fitness;
- Contratação de revendedores independentes, que receberão comissão pelas vendas de produtos e serviços da marca.
Particularmente, essas três ações para captação de novos clientes não se excluem. Isto é, você pode utilizá-las simultaneamente se estiverem dentro das possibilidades da empresa. Contudo, vale relembrar que é fundamental que essas ou outras medidas para atrair clientes devem estar dentro de uma estratégia bem elaborada, de modo a desenvolver, direcionar e monitorar tanto as ações como resultados.
O que você achou dessas dicas? Que tal aplicar alguma delas para alavancar a captação de novos clientes na sua empresa? Conte nos comentários!