A agenda de trabalho é um instrumento muito simples e, justamente por isso, acaba sendo subestimado em sua importância. Contudo, a realidade é que as pessoas que melhor conseguem se organizar, não apenas tem uma agenda como sabem usá-la.
O fato é que a organização favorece com que, principalmente, empreendedores sejam bem-sucedidos em suas empreitadas. Ela permite uma maior produtividade, um melhor investimento do tempo e realização de algumas atividades fundamentais, como aquelas que são voltadas para a qualidade de vida.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você entenda maneiras mais efetivas de utilizar esse instrumento. Confira!
Você tem objetivos e metas bem definidos?
Uma agenda de trabalho é mais que um lembrete para compromissos imediatos. Ela serve como um norte para que você se localize em sua rotina como profissional. Sendo assim, para ter sucesso no uso dessa ferramenta é preciso que ela seja montada em conformidade com seus objetivos e metas.
Dessa maneira, será possível entender suas prioridades e o encaminhamento dos fatos em direção ao que você definiu como rumo para a sua carreira.
Quantas agendas de trabalho você tem?
Talvez você não chegue a ter nem mesmo uma agenda de trabalho ainda, mas realiza notas dos seus recados, tarefas e compromissos de alguma maneira, certo? Um dos fatores que inviabilizam a organização é fazer essas anotações em lugares diferentes.
A sua agenda de trabalho deverá monopolizar seus compromissos e determinações. Isto é, você deverá centralizar seus compromissos e demais informações relevantes para a sua organização em uma única agenda. Dessa maneira, tudo o que precisa estará acessível no mesmo local e isso facilitará também o seu acompanhamento quanto ao próprio ritmo.
Qual modelo de agenda de trabalho combina com você?
Organizar-se não é uma tarefa fácil e nem agradável para a maioria das pessoas, afinal, isso implica em constante controle e “vigilância”. Apesar disso, é necessário, principalmente se você é um empresário. Portanto, para tornar essa tarefa mais efetiva, é fundamental escolher um meio que te estimule o uso da agenda.
Atualmente existem diversas opções de agenda de trabalho para se organizar, desde recursos virtuais até modelos diversos em papel. Você ainda poderá usar a criatividade para criar outras maneiras. Faça isso e identifique aquele que melhor se enquadra as suas necessidades e estilo de organização.
O que é mais importante para você hoje?
Uma estratégia para manter a agenda atualizada e viabilizar a realização promissora das suas atividades é ser um bom juiz quanto ao que é mais importante e relevante para você no momento. As tarefas mais urgentes deverão ser priorizadas, as mais rápidas aliviadas e as secundárias deixar em segundo plano.
Sua agenda sempre deverá ser organizada de acordo com isso. Dessa forma, você nunca se esquecerá de nada importante e, muitas vezes, perceberá que algumas atividades sequer eram realmente necessárias.
Para finalizar, vamos ressaltar o óbvio: você precisa acompanhar a sua agenda diariamente! O passo fundamental sobre usar uma agenda de trabalho corretamente para se organizar é, de fato, usar a agenda! Você se sente preparado para fazer um bom uso dessa ferramenta? Deixe um comentário com a sua opinião!