O Censo Brasil 2017 é a terceira edição de um importante estudo sobre o mercado de escritórios compartilhados brasileiro. Ele analisa a evolução na adoção de espaços de coworking ao redor do país e levanta dados detalhados sobre o perfil destes espaços.Coworking
Com a publicação deste documento, nós tentamos responder perguntas chave para quem deseja entender como o movimento de espaços de coworking funciona, qual sua maturidade, relevância para a economia e como se relacionam com a comunidade local onde estão inseridos.
Se você desejar conhecer exatamente qual foi nossa metodologia, pode clicar aqui. Se desejar ver o estudo completo, com recortes por região e perfil dos espaços, pode clicar aqui.
Onde estão estes espaços?
Além de se espalhar para o interior, os espaços começam a ocupar bairros menos tradicionais dentro das grandes cidades, ajudando a desafogar o fluxo de pessoas em direção as zonas comerciais. O estado de São Paulo continua representando sozinho 40% de todo o mercado.
Como os espaços funcionam?
Um raio X da estrutura média dos coworkings brasileiros, suas principais características e como eles montam seu time. Você pode ler resultados segmentados no relatório completo.
Como os espaços coworking são construídos?
Também pedimos para os founders nos contarem como harmonizaram os diferentes ambientes do escritório entre si. Os dados abaixo representam uma média, e nem todos espaços possuem todos os ambientes. Consideramos “Mesas compartilhadas” como posições flexíveis, alugadas por hora/turno. E “Mesas privadas” como posições residentes, alugadas mensalmente.
Como funciona o negócio em si?
Nesta seção é possível perceber como o negócio gira. Qual é a atividade principal, qual o grau de maturidade das empresas e como este segmento movimentou a economia do país em 2016.
E sobre a comunidade de coworkers?
Uma breve análise sobre como de fato os clientes utilizam estes espaços e qual o tamanho do público que está engajado com esse movimento.
Obtenha respostas mais detalhadas
Também produzimos um relatório avançado e interativo, onde você terá acesso ao estudo completo, com dados filtrados e segmentados por diversos perfis diferentes. Não deixe de conferir.
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Fim da fase 1
Este estudo foi produzido com muito carinho por nós, para ajudar o mercado, mídia, investidores e entusiastas da cultura coworking em geral a entender como este movimento se desenvolve no país. O Coworking Brasil acredita que construir em conjunto é melhor que sozinho, e por isso produz e apoia diversas iniciativas que fortalecem o segmento.
Neste momento apresentamos a Fase 1 do projeto, focado nos espaços. Em breve, iniciaremos a Fase 2, onde vamos analisar o perfil dos coworkers.
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