Como empreender com mais qualidade e produtividade?
|
Embora os empreendedores busquem muito mais saber sobre como aumentar a produtividade, seja a sua ou de seus colaboradores, a qualidade e produtividade sempre devem caminhar juntas.
Separar qualidade e produtividade pode fazer com que se invista em atitudes quantitativas no negócio, que acabam comprometendo outros resultados fundamentais, como a satisfação do cliente.
Em contrapartida, quando a produtividade é buscada em harmonia com a qualidade, a empresa ganha em competitividade, devido ao aumento da satisfação interna e externa em relação ao empreendimento. Vamos falar sobre o assunto!
Qualidade e produtividade: entenda cada uma delas!
Se você pensava que produtividade tinha a ver com produzir muito em pouco tempo, está enganado. A produtividade tem a ver com fazer as coisas corretamente e de maneira otimizada e está relacionada com o conceito de eficiência.
Portanto, o melhor aproveitamento do tempo é apenas uma das consequências de atuar pelo viés da produtividade. A melhor utilização de recursos, por exemplo, é outro reflexo da atuação nesse sentido.
Já a qualidade diz respeito a fazer as coisas certas e está vinculada ao conceito de eficácia. A diferença parece sutil, mas é fácil entender com um exemplo: se você faz um produto muito bom, bem feito, com os melhores materiais e preços, mas ele não é o que o cliente precisa, seu produto não tem qualidade para aquele contexto, mas, certamente, o processo foi produtivo.
Diante disso, aliar qualidade e produtividade engloba repensar todos os processos do empreendimento, em seus diferentes setores. Veja algumas dicas para aumentar, simultaneamente, a produtividade e a qualidade ao empreender!
Inclua testes de qualidade em seus processos
Quer saber se uma coisa realmente tem qualidade no seu modo de empreender? Então teste! O tipo de teste realizado dependerá daquilo que você deseja medir. Por exemplo, se é uma metodologia que você quer entender se funciona para deixar as atividades mais qualificadas, deve-se consultar os colaboradores, criar medidas que permitam mensurar os resultados e fazer análises.
Já se é um produto, o teste será voltado para a opinião do mercado, dos consumidores, e também da análise de aspectos do próprio produto a partir de ações planejadas e mensuráveis. Em síntese, o teste sempre envolverá o estabelecimento de indicadores, análise e avaliação da receptividade e resultado de algo.
Cultive o pensamento e a atuação estratégica em sua empresa
Os diversos problemas que um negócio pode ter, necessariamente, exercem impactos na qualidade e produtividade. Portanto, quanto mais profissional for a gestão de um empreendimento, melhor ela conseguirá administrar problemas e soluções.
Para isso, é fundamental que o empreendedor se qualifique para conhecer e saber aplicar as diversas metodologias e técnicas estratégicas em seu empreendimento. Dessa maneira, terá ferramentas para potencializar tanto a qualidade quanto a produtividade em seu negócio.
Leve o feedback a sério
Infelizmente, é comum entre muitos empreendedores receberem mal os feedbacks críticos de clientes e colaboradores. Além de ser uma prática irracional, o negócio apenas perde com isso. Quando os feedbacks não são observados, a insatisfação aumenta e, consequentemente, a qualidade e produtividade do empreendimento ficam comprometidas.
As opiniões de clientes e colaboradores sobre um negócio podem funcionar como verdadeiras consultorias se analisadas seriamente, permitindo que modificações no negócio sejam feitas a fim de alcançar melhor qualidade.
Embora o tempo não seja o único fator referente a qualidade e produtividade, ele também é importante. A boa gestão de tempo irá trazer resultados positivos a partir de diferentes questões, como entregas mais rápidas e maior liquidez. Por isso, sugerimos que você leia também o nosso e-book: Gestão eficaz de tempo para empreendedores.