Como ter mais eficiência na liderança de equipe?
|
A liderança de equipe tem um papel fundamental em todo negócio, pois essa função é responsável por orientar, alinhar e harmonizar atividades e relações. Contudo, não existe apenas uma maneira de liderar, mas podemos afirmar que existem algumas que são mais eficientes do que outras.
Isso se dá, principalmente, porque com o tempo, tudo muda e no universo corporativo não é diferente. Atualmente, as responsabilidades e expectativas relacionadas à liderança de equipe se transformaram e muitos que se deparam com essa atribuição, não sabem a melhor maneira de realizá-la.
Cientes disso, trouxemos alguns pontos importantes para alcançar uma liderança de equipe mais efetiva. Prossiga!
O líder contemporâneo não é mais um chefe
Você já parou para pensar que a palavra líder veio, nas últimas décadas, substituindo a expressão “chefe”? Isso não aconteceu à toa. Trata-se de conceitos e modos de atuação completamente diferentes.
O chefe é aquele que manda, que decide sozinho, que se apega às regras da hierarquia. Nesse contexto, os funcionários são apenas cumpridores de tarefas e ordens. Tal maneira centralizada de lidar com os profissionais, contudo, tornou-se obsoleta, ante um contexto no qual a comunicação e colaboração passaram a fazer parte do cotidiano.
Mais informados, articulados, com novas visões de mundo e expectativas de vida, os profissionais buscam mais que um emprego. Portanto, não respondem bem a um ambiente mandatário e repressor.
A participação, o sentimento de integração e o reconhecimento se tornaram parte importante para a permanência e produtividade dos colaboradores, em alguns casos, como algo mais significativo que o salário.
Portanto, o líder vem substituir a figura do chefe, como um facilitador para os colaboradores e suas tarefas. Ele atua como um exemplo e um norte para o trabalho em equipe, delegando funções e auxiliando no alinhamento e cumprimento dos objetivos. Dessa maneira, a empatia, o diálogo e a colaboração são indispensáveis para uma liderança de equipe eficiente. A seguir traremos mais algumas dicas pontuais para isso!
Escutar é fundamental para liderança de equipe eficiente
A escuta atenta e receptiva por parte do líder traz muitos benefícios à sua atuação. Ao escutar seus colaboradores, ele poderá conhecê-los melhor, compreender suas ideias e aspirações, assim como suas dificuldades. Além disso, esse é o elemento chave para uma boa comunicação.
Ao serem escutadas, as pessoas se sentem acolhidas, o que não só evita o “mal-estar” em contextos mais complicados, como também abre espaço para a recepção de ideias criativas e úteis para a empresa.
Tenha o feedback como uma ferramenta retroativa
O feedback, isto é, aquela crítica construtiva em relação ao trabalho, que inclui erros, acertos e potenciais, é outro elemento crucial para uma liderança de equipe eficiente. Entretanto, é preciso fazer isso da maneira certa, a começar por não fazê-lo em público.
Outro ponto importante é que os feedbacks sejam bem fundamentados. Ademais, abrir espaço para receber feedbacks e assumir os próprios erros também faz parte do uso dessa ferramenta, afinal: o ser humano não é perfeito, o líder é humano, logo, o líder não é perfeito!
Utilize ferramentas para facilitar a comunicação e interação
Principalmente os líderes que lidam com grandes equipes podem encontrar dificuldades em gerenciar pessoas e tarefas sem o auxílio de ferramentas. Reuniões são necessárias e podem funcionar muito bem, mas nunca são suficientes para a fluidez do trabalho de profissionais diversos.
Felizmente, atualmente temos uma diversidade de aplicativos, softwares ou mesmo instrumentos físicos que ajudam a acompanhar tarefas, projetos, planejar, assim como ampliar e agilizar a comunicação. Conhecê-los e entender aqueles que são de melhor uso para o contexto é um diferencial significativo para a boa liderança.
Essas são algumas atitudes que contribuirão para uma liderança de equipe mais eficiente. Você já conhece ou realiza alguma dessas práticas? Compartilhe sua experiência nos comentários!