Todo empreendimento envolve diferentes aspectos financeiros. Como você já deve saber, conseguir administrá-los é fundamental para o sucesso do negócio. Diante disso, a gestão financeira e orçamentária aparece como uma maneira de manter o controle sobre as finanças e direcioná-las da melhor maneira para a empresa.
A seguir vamos falar mais sobre a gestão financeira e orçamentária, do que se trata cada uma e quais os principais procedimentos. Confira!
O que é a gestão financeira?
A gestão financeira trata dos aspectos monetários mais fundamentais do negócio. Isso porque ela diz respeito ao gerenciamento das despesas, investimentos, caixa e patrimônio do negócio.
É importante, dessa forma, que as ações dessa gestão não apenas lidem com o que está acontecendo, mas também levantem dados. Dessa maneira, a gestão orçamentária será melhor subsidiada e a seguir você entenderá o porquê.
O que é a gestão orçamentária?
Uma boa gestão financeira deverá oferecer subsídio para gestão orçamentária. Isso já revela parte do que ela é! Resumidamente, a gestão orçamentária projeta as ações futuras da sua empresa relacionadas às fianças. Dessa maneira, a gestão financeira e orçamentária são interdependentes.
A partir da gestão orçamentária você poderá entender quais são as possibilidades da empresa para expansão. Coisas como a necessidade de reduzir custos, quanto se pretende faturar e qual a perspectiva, dentre outras questões são apresentadas pela gestão orçamentária. Além disso, ela também deverá envolver a definição de metas e objetivos, assim como o planejamento das estratégias para alcançá-los.
Como fazer a gestão financeira e orçamentária?
A palavra-chave é o planejamento. Mas, para o acompanhamento e sucesso de cada uma delas é preciso que se tenha dados atualizados e, a partir deles, elaborar o planejamento mencionado e outras ações, tais como:
-
Capitação e aplicação de recursos;
-
Análise de crédito dos clientes;
-
Manutenção do fluxo de caixa;
-
Controle de contas a pagar.
A importância dessa gestão
Primeiramente, elas permitem maior controle das finanças do negócio. Como ela envolve a necessidade de planejar, acompanhar e registrar as movimentações, isso permite que se saiba o que está acontecendo com o dinheiro.
Por outro lado, é essa mesma administração que permite a projeção de ações e resoluções futuras. Diante disso, a gestão financeira e orçamentária, quando bem feitas, possibilita o planejamento e execução de ações que visam otimizar o negócio.
Desse modo, a sua importância diz respeito tanto à manutenção da vida da empresa, quanto na ampliação de suas possibilidades. É válido ressaltar, ainda, que quanto mais organizada e munida de dados for a gestão de uma empresa, maior facilidade ela terá de encontrar parcerias, conseguir apoio bancário, dentre outras questões.
Para finalizar, podemos dizer que a gestão financeira e orçamentária, quando efetiva, permite que a empresa tome decisões muito mais conscientes. Além de garantir a boa saúde financeira do seu negócio. Com isso, o sucesso é uma consequência.
Como anda a gestão financeira e orçamentária da sua empresa? Você tem alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!