Após um período de crises, o trabalho como home office está ganhando força no Brasil e mostrando-se uma ótima opção para lucrar profissionalmente e pessoalmente. Veja como!
Sempre que se fala em home office imagina-se uma prática que aumenta a satisfação dos funcionários, diminui os custos das empresas, contribui para um ganho de tempo e um mundo sustentável, já que não se perde mais tempo como deslocamento e, com isso, não se emite gases poluentes. Com a popularização da internet e do smartphone essa prática ganhou fama entre todos os defensores do uso da tecnologia, mas a popularização do home-office não cresceu na mesma proporção que o uso dos computadores ou o trabalho em mobilidade com o uso dos tablets. A verdade é que no Brasil, assim como em muitos países, o home office sofre muita resistência e, ao invés de ser um modelo de trabalho, acaba sendo um extensor de hora extra, ou seja, o funcionário trabalha o dia inteiro no escritório e, nos finais de semana e durante a noite, continua trabalhando em casa, seja do seu computador pessoal ou do smartphone.
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O grande problema desse modelo e a desculpa mais usual é a dificuldade da eficiência em números. Mesmo com os aluguéis em centros empresariais cada vez mais caros, o tempo gasto com deslocamento cada vez maior e mais estressante, as empresas não conseguem mensurar o ganho real quando adotam o home office. Existe o problema cultural de saber se um funcionário, longe dos olhos do patrão, realmente irá produzir, mas existem também outras coisas obscuras e que muitas empresas tem em, principalmente referentes à legislação trabalhista e a segurança da informação.
Se sua empresa irá adotar para todos os funcionários ou não a prática do home office, pode ser um mistério, mas segue algumas dicas básicas se essa for a sua escolha.
Dicas para implementar o Home Office:
1. Implemente esse modelo de home office primeiramente nas áreas de venda. Por ser uma das primeiras áreas de qualquer empresa e por possuir funcionários com foco em meta e, não no horário.
2. Tenha um escritório com todos os equipamentos que você necessita. Internet com uma velocidade razoável e uma rede wifi doméstica já não são tão caros. Se seu celular já possuir tecnologia 4G, que é dez vezes mais rápida, pode inclusive servir como um modem.
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3. Tenha seus equipamentos pessoais separados dos de trabalho. Para se precaver de defeitos, mas principalmente devido a questões de segurança da informação. Ter um back-up das informações em Cloud Computing, como o iCloud ou Dropbox, também ajuda quando precisar acessar as informações através de outras máquinas.
4. Mesmo em Home Office, vista-se para o trabalho e tenha horários. Tenha um horário para início e fim das atividades. Vestir-se adequadamente ajuda sua família a entender que você não está livre, além de mantê-lo preparado para alguma conferência via Skype ou vídeo chamada com Facetime.
5. Mantenha contato e fique atualizado. Seja usando aplicativos de mensagens como o WhatsApp ou de redes sociais, manter contato com seus colegas da empresa e seu chefe é essencial para se atualizar e mostrar seu trabalho mesmo estando fora. Se for essa a escolha da sua empresa, aproveite o tempo economizado e tenha mais qualidade de vida!
Fonte: Gledson Santos – Revista Gestão e Negócios
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