Empreendedores individuais e pequenas empresas podem encontrar dificuldades em manter um quadro de funcionários para todas as funções necessárias. Uma das consequências é o acúmulo de atividades, não raro, sobrecarregando o próprio empreendedor. Nesse contexto é que surge a busca por uma empresa de assistente virtual.
Atualmente é possível contratar um profissional remoto para tratar das questões secundárias da empresa enquanto se foca no próprio negócio. Essa medida também auxilia na organização e administração do tempo para o gestor, que poderá ter, por exemplo, mais disponibilidade para a vida pessoal.
O fato é que é realmente importante aliviar essa sobrecarga e delegar as funções que não são propriamente relacionadas ao negócio para outro setor. Contudo, muitos ainda se sentem perdidos quanto ao acesso a um assistente virtual, que para muitos ainda pode ser novidade. A seguir, vamos esclarecer você sobre o assunto.
O que é uma empresa de assistente virtual?
O assistente ou secretário virtual é um profissional que trabalha remotamente realizando para uma empresa as mais diversas atividades secundárias. Atendimento telefônico, recados, digitação, arquivo digital e outras atividades de marketing. Tudo o que puder ser realizado no “automático” e a partir de instruções pode ser repassado a esse profissional.
Uma empresa de assistente virtual é, portanto, um empreendimento que gerencia esses profissionais. Isto é, terceiriza o serviço deles de alguma maneira. Contudo, essa não é a única alternativa para chegar aos assistentes virtuais. Vamos esclarecer mais sobre o assunto adiante.
Quando contratar um assistente virtual?
Sempre que você ou outro profissional relevante para o seu negócio estiver se ocupando de certa atividade, mas poderia estar fazendo algo mais importante, quer dizer que você poderia contratar um assistente virtual para fazer isso.
Além desse contexto, quando você estiver sobrecarregado com as próprias atividades pelo fato da empresa estar em crescimento, certamente é o momento de buscar por esse profissional. A diferença de contratar esse tipo de serviço em comparação a manter um assistente é que o vínculo não precisa ser fixo. É possível identificar as principais necessidades da empresa e realizar a contratação de acordo com elas.
Como contratar um assistente virtual?
Como já mencionamos, você poderá encontrar diferentes empresas que oferecem o serviço de assistente virtual. Uma rápida pesquisa na internet revelará diversas opções. O interessante é que você não precisa contratar alguém da sua região, isto é, pode-se escolher uma empresa de outro local, o que reduz a dificuldade em acessar esse serviço.
Além de uma empresa de assistente virtual, você também poderá encontrar esses profissionais em plataformas voltadas para esse tipo de função e freelancers, que oferecem seus serviços a partir de sites populares entre esses trabalhadores.
Enfim, podemos afirmar que não é difícil encontrar uma empresa de assistente virtual. Contudo, talvez essa nem seja a sua melhor opção. Se você está sobrecarregado, com o negócio em crescimento e precisando delegar algumas funções, talvez possa encontrar essas soluções associadas a outras.
Em um espaço coworking, por exemplo, você poderá contratar os mais diversos serviços conforme a necessidade da sua empresa, ter acesso a diferentes estruturas de salas privativas, espaços compartilhados e até mesmo auditório. A tudo isso soma-se a oportunidade para ampliar o network. Então, antes de decidir, conheça a Hábil Coworking e saiba mais sobre essa possibilidade!