Atualmente o atendimento ao cliente envolve uma série de atitudes importantes. Esse não é mais um detalhe, mas uma parte da experiência dos consumidores que poderá determinar o sucesso do seu empreendimento. Por isso é importante entender como atender bem os clientes.
Simpatia e educação são indispensáveis, mas não são mais o suficiente no que se refere a esse aspecto. Diante da ampla concorrência e das mudanças trazidas pela tecnologia, a percepção quanto ao que é um atendimento bom o suficiente para se diferenciar no mercado se transformou.
A seguir, vamos listar algumas dicas especiais sobre como atender bem os clientes. Boa leitura!
1. Receba bem os seus clientes
A recepção dos seus clientes no atendimento será, provavelmente, o primeiro contato relevante dele com o seu negócio. Sendo assim, esse momento deve ser marcado por uma experiência positiva. Existem dois fatores muito importantes nesse momento.
Um deles é, obviamente, o modo com que se recebe a pessoa. Educação, simpatia, carisma e disponibilidade são alguns elementos que deverão estar explícitos em que irá recepcionar o clientes. Contudo, outro fator muito relevante diz respeito ao espaço no qual ele será recebido.
Pessoas que trabalham em home office, por exemplo, deverão pensar duas vezes antes de recepcionar um cliente na sala da própria casa. É preciso encontrar um lugar que reflita profissionalismo e seriedade pela empresa.
2. Antecipe as necessidades do seu cliente
Vivemos em uma época em que ansiedade e falta de tempo são dois fatores recorrentes na vida da maioria das pessoas. Por isso, um dos grandes segredos sobre como atender bem os clientes é encontrar estratégias para “adivinhar” o que ele quer.
Isso não é impossível, nem nada sobrenatural. Um trabalho de pesquisa realmente dedicado poderá fazer com que você entenda o que o seu principal público quer antes que ele te procure. Dessa maneira, suas respostas serão mais ágeis e adequadas ao que ele precisa.
3. Proporcione distinção ao seu cliente
A maioria das pessoas está acostumada a viver como se fosse invisível. Por isso, cada experiência que fizer para que elas se sintam diferenciadas da multidão será marcante. Você poderá criar maneiras de fazer com que a sua empresa seja uma dessas experiências.
Um ato simples, como oferecer um café, um suco, chamar o cliente pelo nome, demonstrar interesse, dentre outras, poderá ser um diferencial.
4. Como atender bem os clientes insatisfeitos
Nenhum negócio é perfeito, o que quer dizer, obviamente, que todos cometem erros. A consequência é inevitavelmente que você terá que lidar com clientes insatisfeitos. Se você realmente está interessado em saber como atender bem os clientes, temos que falar também desses.
Esses clientes são importantes principalmente porque já tiveram contato com o seu negócio. Pode ser que em outros aspectos a experiência deles foi positiva, mas o aborrecimento, inicialmente, coloca tudo a perder.
Ainda que você não possa reverter a situação, um dos elementos chave para fazer com que o cliente se sinta bem atendido nesse contexto é lhe dar razão, ser compreensivo e, principalmente: honesto. Peça desculpas, assuma o erro e proponha uma solução ou compensação. Não permita que o seu cliente deixe de negociar com a empresa sentindo que foi feito de “bobo”.
Essas poucas dicas sobre como atender bem os clientes, se forem aplicadas de maneira adequada, poderão beneficiar consideravelmente o seu negócio. Acredite, ainda que pareçam simples, essas práticas não são comuns na maioria das empresas.
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