Mesmo para as empresas menores, que trabalham com pequenas equipes, o conhecimento quanto as ferramentas de gestão de pessoas são fundamentais. Até mesmo nos casos em que se lida com serviços terceirizados elas poderão fazer a diferença.
Isso porque lidar com pessoas é sempre um desafio. Um desafio que deve ser encarado por qualquer empreendedor. Independentemente do tipo de relação estabelecida, o desempenho delas farão a diferença no andamento do negócio.
Levando isso em consideração, vamos te apresentar algumas das ferramentas de gestão de pessoas que poderão te ajudar com o seu negócio. Confira!
1. O feedback é uma das principais ferramentas de gestão de pessoas
A prática do feedback deve ser uma constante em qualquer empreendimento. Não há desculpa! Mesmo contratações esporádicas poderão ser mais qualificadas quando você oferece ao profissional algum retorno quanto à repercussão do seu trabalho para o seu negócio.
É importante lembrar que os feedbacks deverão abranger todos os retornos sobre o serviço. Realizá-lo ressaltando apenas aspectos negativos ou positivos poderá causar uma falsa percepção do contratado em relação ao seu trabalho. Dessa maneira, a qualidade dos resultados pode ser comprometida.
2. A capacitação também pode ser prevista para as mais diversas relações de trabalho
A capacitação também está entre as ferramentas de gestão de pessoas que poderá ser aplicada aos mais diversos tipos de relação de trabalho. É importante ter a cultura de, sempre, diante da contratação de um novo serviço, treinar os profissionais quanto às especificidades da sua empresa e do que se espera da parceria.
Dessa maneira, será possível alinhar as expectativas com os resultados. Nos casos em que a equipe for estável, ao menos atualizações pontuais nesse sentido deverão ser previstas periodicamente. Em certos tipos de empreendimento, investir em uma qualificação mais aprofundada pode ser uma medida positiva.
3. Realização periódica de reuniões de equipe
As reuniões estão entre as ferramentas para gestão de pessoas mais tradicionais. Elas são indispensáveis. Mas, para que cumpra a sua função, deverão ser bem planejadas e direcionadas. O ideal é que a realização de reuniões seja periódica, preferencialmente realizadas quando houverem mudanças, inovações ou necessidade de resolução de problemas.
Nesse caso, é interessante observar que cada reunião seja munida de uma pauta contendo todos os elementos que precisam ser discutidos. Dessa maneira, evita-se a dispersão e a consequente transformação desse espaço, que deveria favorecer o empreendimento, em uma prática desgastante.
4. Pesquisa de clima organizacional
Podemos dizer que a pesquisa de clima organizacional é uma maneira de escutar a opinião dos seus mais diversos tipos de colaboradores. Por que isso é importante? É importante pois, uma vez que você escuta o que as pessoas que trabalham com você tem a dizer, amplia as suas possibilidades de qualificar as relações.
Será possível observar, por exemplo, indicações que são comuns entre os funcionários. O que eles prezam no trabalho com a sua empresa e o que é desestimulante. Sendo assim, você poderá criar respostas para deixar as relações mais efetivas e obter melhores resultados do seu investimento em pessoal.
Buscamos falar sobre algumas ferramentas de gestão de pessoas que poderão ajudar os mais diversos tipos de empreendedores. Com a mudança nos modos de contratação, nem todos têm uma equipe sólida e robusta. Entretanto, a gestão de pessoas nunca deve ser deixada ao acaso.
Afinal, o desempenho de seus colaboradores, em qualquer nível, é um influenciador muito relevante para o sucesso do empreendimento, correto? Você utiliza outras ferramentas de gestão de pessoas que funcionam bem no seu negócio? Compartilhe suas experiências com outros leitores nos comentários!