Gestão de pessoasGerenciamento de pessoas da equipe

Contratar bons profissionais é um desafio para o gerenciamento de pessoas em qualquer empresa. É particularmente complexo quando se trata de  empreendimentos que envolvem profissionais liberais. Isso porque estamos lidando com alguém que, geralmente, busca por mais de um emprego.

Desde o momento da contratação deve-se considerar a probabilidade de permanência dos profissionais. Isso tem importância devido a construção e consolidação junto à equipe e pelo que representa financeiramente para a empresa.

São diversos os fatores que precisam ser cuidadosamente avaliados para a contratação de bons profissionais. Pensando nisso, elaboramos esse texto para te ajudar na missão de gerenciamento de pessoas. Confira!

1. Defina com clareza o que você quer do profissional

O primeiro passo para acertar na escolha de um bom profissional é saber exatamente o que você espera dele. Qual diferencial ou tônica você precisa que ele traga para a empresa? Quais habilidades são fundamentais que ele tenha? Que tipo de comportamento melhor funcionará com a sua equipe atual?

“Bom” é uma palavra muito subjetiva, por isso é importante que você tenha clareza do que precisa em um profissional. Bom será aquele que melhor se encaixar no seu contexto. Ou seja, aquele que melhor responde às necessidades do seu negócio naquele momento.

2. Divulgue sua vaga da maneira certa e nos locais certos

Uma vez que você tenha definido minuciosamente o que quer do profissional, é preciso procurá-lo no lugar certo. São diversas as mídias e meios nos quais se pode divulgar uma vaga de trabalho atualmente. Onde o perfil de profissional que você traçou irá ter acesso à sua vaga?

Essa escolha será feita a partir do perfil do profissional que você deseja. Vagas abrangentes, que exigem menos qualificação, devem ser compartilhadas em todos os canais disponíveis. Já quando o cargo necessita de maior formação, é interessante limitar os locais de divulgação. Uma rede social que tem sido muito usada atualmente para buscar esses profissionais é o LinkedIn. Existem também grupos específicos de profissionais nas Redes Sociais, vale a pena investir nesses meios.

Descubra como divulgar, pois é muito importante e evita que você perca tempo!

3. Crie um roteiro para orientar as entrevistas

O modo com que a entrevista é realizada também é outro fator decisivo para que se consiga contratar bons profissionais. É interessante que você tenha dois orientadores nesse momento:

  • Um é geral. Diz respeito ao perfil ideal de profissional que você montou antes do recrutamento;

  • O outro norteador é com base no currículo do profissional. É preciso identificar os elementos que demandam complementação para que você entenda se essa é realmente a pessoa que está buscando.

4. Cuidado com a influência de gostos pessoais ou aspectos superficiais

Existem alguns fatores que podem seduzir os responsáveis pelo gerenciamento de pessoas durante a seleção. Se esses elementos não são pertinentes à vaga você corre o risco de desviar os critérios de escolha. Inteligência, simpatia, estilo e questões afins podem gerar uma sensação de afinidade e confundir os recrutadores. Questione sempre se aquilo que te atrai é o que você realmente precisa para a vaga ou apenas uma inclinação pessoal.

5. Considere outros aspectos do gerenciamento de pessoas antes de decidir

Durante a seleção de bons profissionais é preciso levar em conta também outros fatores relacionados ao gerenciamento de pessoas. Isso, basicamente, diz respeito a projetar a presença deles no cotidiano de trabalho. Relacione a aspectos como a rotina, salário, benefícios, carga horária, estabilidade e afins.

Procure entender se o que o profissional está buscando também será atendido a partir do que você tem a oferecer. Pois isso te dará maior segurança quanto a durabilidade do profissional na sua empresa. E, como já falamos, a rotatividade de pessoas pode trazer prejuízo para o seu negócio.

Esperamos que essas dicas de gerenciamento de pessoas te ajudem a contratar os melhores profissionais para o seu negócio. Você tem algo a acrescentar? Concorda com essas sugestões? Deixe um comentário e compartilhe suas opiniões com outros leitores!