Definir o que é um escritório inteligente não é uma tarefa simples, o termo é utilizado para se referir a diferentes ideias. Há quem o associe a espaços com alta tecnologia. Há quem diga que é a ausência da necessidade de um espaço físico para o escritório. Podem existir ainda muitas outras interpretações, dependendo de cada um.
A grande verdade é que um escritório inteligente é construído conforme a sua interpretação e uso das suas possibilidades. A seguir vamos falar mais sobre o assunto. Confira!
O que podemos dizer sobre o que é um escritório inteligente?
Um escritório inteligente pode ser interpretado como um modo de atuação administrativo. Assim, ele não necessariamente depende de um local físico. A força do negócio está em seu planejamento, gestão, comunicação e coesão, e não em um escritório em si.
O que possibilita a adoção de um modo inteligente de gestão de um escritório é o investimento em diferentes tecnologias. Nesse contexto, não podemos pensar que tecnologias são apenas programas, sistemas ou equipamentos. Tecnologia também tem relação com ideias e modos de gestão.
Inovar fazendo o uso assertivo da terceirização, do coworking, da substituição de cargos por serviços virtuais e outras atitudes, compõem um escritório inteligente. Em resumo, esse modelo de escritório é uma estratégia que favorece a produtividade e qualificação da empresa. Ao mesmo tempo em que alinha à redução de custos gerais.
Quais são as características comuns em um escritório inteligente?
Como mencionamos, a definição abrange diferentes possibilidades. Contudo, é comum que esse modo de escritório tenha à disposição alguns elementos, que são:
-
Aparatos tecnológicos que favorecem a produtividade;
-
Mobilidade, flexibilidade e dinâmica nos espaços de trabalho;
-
Foco na atividade fim do negócio;
-
Preocupa-se com a realização e motivação dos colaboradores;
-
Abertura às inovações de gestão e de mercado;
-
Virtualização de serviços secundários.
Essas são algumas características comuns em escritórios inteligentes. Como você deve ter percebido, a ideia de empresa nesse contexto transfere-se de um local para as pessoas. Por isso, mais do que recursos digitais e tecnológicos, o cuidado com essa área também é fundamental nesse modo de ser empresarial.
Quais os benefícios de um escritório inteligente?
Dentre outras vantagens, esse modelo de escritório confere, no mínimo, os seguintes benefícios para o empreendedor:
-
Maior produtividade para o empreendedor e seus colaboradores;
-
Flexibilidade de movimentação e investimento conforme as necessidades;
-
Agilidade nas operações e respostas diversas ao cliente;
-
Melhor aproveitamento dos recursos financeiros da empresa.
Essa é uma maneira de existir da empresa que tem como foco o negócio. Sendo assim, evita-se o investimento de tempo e dinheiro desnecessariamente em fatores secundários. Isso inclui certas funções e o próprio espaço físico do escritório.
Nesse sentido, saídas como o coworking são comuns nessa lógica. Esse tipo de espaço oferece diversos recursos aos empreendedores, de acordo com a demanda de cada um. Saiba mais sobre como o coworking poderá colaborar para que a sua empresa tenha um escritório inteligente acessando o nosso site!