Já tem alguns anos que o trabalho home office vem sendo implantado por empresas e adotado por empreendedores. É verdade que esse modo de trabalho apresenta muitas vantagens. Contudo, a sua crescente utilização tem permitido também, identificar alguns problemas.
Apesar da promessa de um melhor aproveitamento do tempo devido à eliminação do trajeto para o trabalho e outras questões, isso nem sempre tem sido verdade. A organização e os recursos necessários para trabalhar em casa de uma maneira funcional, são desagradáveis.
A seguir vamos falar sobre alguns problemas apresentados por esse modo de trabalho para empreendedores. Confira!
1. O trabalho home office tem custos
Alguns empreendedores preferem não investir em um local de trabalho separado da casa, por economia. Entretanto, trabalhar em casa também tem custos. O problema é que esses valores acabam se confundindo com os custos domésticos. Além da falsa impressão de economia, essa confusão também poderá prejudicar a qualidade de vida da sua casa.
Para entender se o home office é realmente a melhor alternativa, é preciso colocar tudo no papel. Entenda o quanto você irá gastar para trabalhar em casa e o que poderá ter acesso com isso. Em contrapartida, faça a mesma análise em relação a outras alternativas, como o escritório tradicional e o coworking. Essa avaliação te permitirá entender qual opção realmente te trará o melhor custo-benefício.
2. O empreendedor nunca para de trabalhar
Esse é um dos problemas mais comuns no trabalho home office. Sem muita organização, disciplina e métodos para separar os horários de trabalho, o empreendedor nunca para de trabalhar. Isso pode parecer positivo, mas na verdade leva à exaustão.
Os momentos de descanso e lazer são importantes para a produtividade e criatividade. Em uma situação como essa, a impressão é de estar sempre trabalhando, entretanto, produzindo pouco.
3. As distrações prejudicam a produtividade
Se você já trabalhou em um escritório qualquer, sabe que nesse espaço os estímulos são predominantemente voltados ao trabalho. Em casa, isso é bem diferente. Mesmo em um espaço isolado e separado por uma porta, as interferências são inevitáveis.
Existem as tentações, como lanches recorrentes, televisão, o seu canto para dormir e afins. Entretanto, mesmo que você seja capaz de resistir a isso, é mais difícil controlar o comportamento de outras pessoas. Ligações, pessoas chamando na porta, interferência de familiares e outras interrupções poderão comprometer consideravelmente a produtividade.
4. O desenvolvimento profissional é dificultado
A interação com outras pessoas é importante para qualquer tipo de profissional, inclusive empreendedores individuais. No trabalho home office, é possível que ocorra um isolamento da pessoa nesse sentido, ou até mesmo no âmbito pessoal se ela morar sozinha.
Essa condição é muito negativa para a criatividade. Pode ocorrer uma limitação relevante na atualização e no networking do empreendedor. Mesmo que a tecnologia permita acessar diversas informações e pessoas a partir das redes, o contato pessoal ainda faz diferença para enriquecer o desenvolvimento profissional.
Esses são alguns dos principais problemas do trabalho home office. É claro que ele também apresenta benefícios, assim como trabalhar em um escritório apresenta problemas. A questão é que atualmente existem outras alternativas a serem consideradas.
A escolha do melhor modo de trabalho para você, deve vir de uma análise dos prós e contras das diferentes possibilidades. Para ter ajuda com essa decisão, leia o artigo: Entenda como o escritório coworking amplia o seu networking e entenda uma possível solução para um dos problemas apresentados no trabalho home office. Confira!