A falta de organização no ambiente de trabalho é algo que compromete mais do que a aparência. O acúmulo de papéis, lixo e ausência de local certo para os objetos influenciam consideravelmente na sua produtividade.
Atualmente, para além do espaço físico do escritório, ainda existe a necessidade de organização dos documentos digitais e do tempo. Tudo isso precisa estar em harmonia para que as atividades fluam. Considerando todos esses fatores, a seguir vamos oferecer algumas dicas para te ajudar a manter a organização no ambiente de trabalho. Confira!
1. Organize a sua mesa de trabalho
A mesa de trabalho deve ser encarada como uma ferramenta que, para funcionar bem, precisa ter todas as coisas no lugar. Sendo assim, um dos passos fundamentais para a organização no ambiente de trabalho é ordenar o espaço mais próximo de você.
Defina um lugar para cada coisa e respeite isso no decorrer do dia. Tenha uma lixeira por perto para evitar acumular lixo na mesa. Você perceberá a diferença que essas atitudes terão na sua produtividade.
2. Evite o uso de papel
Substituir o papel por documentos digitais favorece muito a organização do ambiente de trabalho. Além de evitar o acúmulo de papéis na mesa e outros espaços, ainda facilita na hora de encontrar os documentos que você precisa.
3. Organize seus arquivos físicos e digitais
Embora evitar o uso de papel seja indicado, nem sempre será possível se livrar de todos eles. Os que se mantiverem precisam ser categorizados e armazenados de forma que seu acesso seja facilitado. Da mesma maneira, seus arquivos digitais também deverão ser organizados a partir de critérios que facilitem sua localização e utilização.
4. Não deixe objetos compartilhados em sua mesa
Deixar objetos compartilhados em sua mesa poderá ser um transtorno, tanto para manter a organização no ambiente de trabalho, quanto para o seu foco. Não é interessante que a todo momento alguém te interrompa pegando e devolvendo alguma coisa, certo?
Além disso, a tendência dessas ferramentas é acabarem fora do lugar em algum momento. Sendo assim, procure providenciar tudo o que for essencial para cada colaborador. Caso seja necessário o uso compartilhado de algo, estabeleça um lugar específico para isso, que não seja a mesa de ninguém.
5. Organize suas anotações em um único lugar
Outro ponto importante para manter o ambiente de trabalho organizado é eleger um único local para as anotações. Isso facilitará o seu acesso a essas informações e evitará que você perca algo importante.
6. A organização no ambiente de trabalho também depende do espaço
Existem alguns contextos, como o trabalho em home office, que dificultam a manutenção da organização do espaço. Os motivos vão desde a mistura de objetos e atividades pessoais com profissionais, até o acesso de outras pessoas ao escritório.
Desse modo, ter um espaço específico e exclusivo para o trabalho é a melhor opção para manter a organização. Além do escritório tradicional, o coworking pode ser uma alternativa interessante, particularmente para empreendedores individuais ou pequenas empresas.
Para além dessas dicas, atualmente você pode contar com a tecnologia para te ajudar com a organização no ambiente de trabalho. Embora no que se refira ao espaço físico, tudo dependa da sua disciplina. O uso de aplicativos organizadores de tarefas, agenda, lista de atividades e afins poderão ser ótimos auxiliares, até mesmo para que você se lembre desses pontos.
O que acha de começar a colocar em prática essas dicas para a sua organização no ambiente de trabalho? Para mais assuntos como este continue acompanhando a Hábil Coworking nas redes sociais!